quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Piquete Farroupilha



Eu estava uma vez com um grupo de numa formatura na PUCRS em Porto Alegre. Neste grupo havia um casal onde ele era do interior de São Paulo e ela de Curitiba. Quando a pessoa que conduzia a solenidade solicitou que todos se levantassem para a execução do hino rio-grandense, este casal de amigos não entendeu mais nada, principalmente quando começou a tocar o hino e quase a totalidade do público presente começou a cantar junto.

"Mas não basta pra ser livre,
Ser forte, aguerrido e bravo,
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo"


Ele se virou pra ela e comentou:

- Legal....deve ter um hino do estado de São Paulo.

- É... do Paraná eu sei que tem...mas não lembro de ter escutado – Respondeu ela admirada.

Decidimos aproveitar o embalo da semana farroupilha e comemorar também este evento que atualmente não possui mais a conotação política que foi a Guerra dos Farrapos no século 19, mas sim um evento cultural, que segundo a célebre frase da Harley-Davidson, “Não adianta eu tentar te explicar, você não vai entender.”

O Marcelo descolou um espaço num piquete do Acampamento farroupilha de Porto Alegre e fizemos um churrasco básico na noite de terça. Não deu pra ir de moto, mas marcamos nossa presença.



Todos os anos Desde 1987, na semana do dia 20 de setembro, acontece em Porto Alegre o Acampamento Farroupilha. A prefeitura disponibilza uma área com estrutura para que empresas, CTGs e outras entidades, possam construir seus piquetes - Instalações rústicas onde é possível, assar um churrasco, realizar mostras de música, danças e tudo mais relacionado à cultura gaúcha.

A foto abaixo dá uma idéia do tamanho do acampamento. Observem que nesta foto já está presente a fumaça de churrasco que toma conta de todo o ambiente do parque.



No parque há restaurantes, feiras, bares, e o mais interessante um açougue, sim, é possível chegar lá de mãos vazias, conseguir uma churrasqueira, lenha, comprar a carne e fazer um típico churrasco gaúcho.



Caso não queira assar o seu churrasco, basta ir a um dos restaurantes e escolher qual costela vai querer comer.



Para quem é de fora do estado e está passando por Porto Alegre, recomendo visitar o acampamento num dia de semana à noite pois não em tanta gente circulando.

Quem se interessar em saber um pouco mais da história dos Farrapos segue um link bem explicativo: http://www.pampasonline.com.br/tradicao/tradicao_revolucaofarroupilha.htm

sábado, 13 de setembro de 2008

Super banda num super sábado

Tem coisas que não adiante muito a gente programar. O que era para ser uma banda até Cidreira pela RS-040 e voltar pela RS-030, acabou virando 470km entre Osório, Rota do Sol e Gramado até voltar a Porto Alegre.


Exibir mapa ampliado

Eram 10:30 da manhã estávamos no Laçador e decidimos fazer uma volta pela Rota do Sol até Nova Petrópolis, pois o Gustavo ia ficar por lá. Olhando para o relógio, pensei comigo mesmo: "Vamos voltar à noite", ainda mais que iriíamos pela RS-040 até Capivari. Pra mim não era problema, mas como haviam alguns camaradas um pouco "preocupados" em chegar em casa até às 18:00, teríamos que sair logo pra aproveitar o tempo.

O dia estava espetacular.



Como a maioria da turma é casado ou tem filhos para dar atenção, conseguir conciliar as bandas de moto com a família é uma arte, muitas vezes similar a um jogo de estratégia, tem que juntar uma série de atividades e outros elementos bem sincronizados para conseguir ficar um um tempo fora do ar. E não tem jeito, conseguir juntar 5 pessoas como neste sábado é uma raridade.

Saímos por dentro de Porto Alegre até chegar em Viamão para pegar a RS-040, que estrada movimentada, toda hora tinha algum carro entrando na pista sem olhar para os lados e se atravessando na frente de todos, ou aqueles que ficam andando a 50km/h fazendo aquela fila enorme, só melhorou que chegamos em Capivari e pegamos a estrada que vai para Osório.

Esta estrada está muito legal, é um trecho que liga a a RS-040 na altura do posto da Polícia Rodoviária e que vai até a Estrada do Mar em Osório, passando ao lado da Lagoa dos Quadros. Visual espetacular, inclusive passando pelo meio dos "cataventos" da estação de energia eólica de Osório, a gente só tem noção do tamanho daquelas torres quando chega bem perto delas.



"Subdividido em três parques – Osório, Sangradouro e Índios – o empreendimento, que passou a operar em sua integralidade em janeiro de 2007, tem um total de 75 aerogeradores e uma potência instalada de 150 MW, capaz de produzir 425 milhões de kw/h por ano de energia - o suficiente para abastecer anualmente o consumo residencial de cerca de 650 mil pessoas em Porto Alegre." (fonte: www.osorio.rs.gov.br )

Podem chamar de bairrismo, mas tenho orgulho de andar por este parque sabendo que 63% da energia eólica produzida aqui no Brasil é daqui do RS.

Quando estávamos parados ali no parque, o Marco Antônio, veio com a idéia de ir no morro da Borússia em Osório. "Onde fica isso?" perguntei, ele apontou para as antenas de Osório. La fomos nós.

Pra mim valeu o dia ali, nem vou comentar muito as fotos dizem tudo do visual do lugar.





Além disso tem um restaurante muito legal lá em cima Tio Dodô (acho que é isso), como estava frio escolhemos um lugar do lado de um fogão a lenha, onde pudemos comer linguiça frita com queijo na panela de ferro. Um espetáculo!!




Dali, voltamos para a BR-101 e pegamos a Rota do Sol, o sol começou a baixar e veio de vez o frio, paramos para a tradicional foto no túnel e aproveitamos pra pegar um pouco do resto de sol que ainda havia.



Na parada seguinte em Tainhas, o Alexandre que fazia a primeira banda com a gente, tinha um compromisso e deixou o grupo indo direto para Porto Alegre. Ficamos do lado de uma lareira no paradouro por um tempo pra esquentar um pouco e saímos em direção a Gramado.

Para este trecho, vale um comentário, a RS-020 entre Tainhas e São Francisco de Paula está uma estrada traiçoeira, traiçoeira porque está aparentemente boa, mas quando menos se espera aparecem umas crateras no meio do asfalto, estávamos atrás de um caminhão, quando de repente passou um buraco do meu lado, antes de ultrapassarmos o caminhão, apareceu outro que acertou em cheio a minha moto e a do Marco. Eu achei que tinha destruído a roda da frente, mas quem se deu mal foi a moto do Marco, entortou pra valer a roda traseira. Quem andar por esta etrada tem que ter um cuidado redrobado.



Depois da parada tradicional no festival de cinema no centro de Gramado, passamos em Nova Petrópolis deixamos o Gustavo ali e nos tocamos eu, o Marco Antônio e o Marcelo para Porto Alegre. Descemos praticamente toda a serra na noite, a lua cheia completou o visual.




Às 20:15 chegamos no posto da Plínio com a Perimetral, foram 12 horas de estrada muita conversa e descontração, um sábado perfeito!

domingo, 7 de setembro de 2008

Hell Ride (2008) - Impressões

Aproveitei o sábado de chuva pra assistir um filme, Hell Ride de Larry Bishop que havia postado aqui a um tempo atrás.

Filmes com motos sempre chamam a atenção, pois parece que a gente quer comparar o que sentimos quando estamos numa moto com o que está passando no filme. Não foi o que aconteceu desta vez com Hell Ride.

Eu esperava mais, achei uma espécie de filme de terror, com muita ênfase em algumas imagens desnecessárias como gargantas cortadas, gente pegando fogo (um lixo). Aliás o filme é quase só imagem, sejam elas das bandas de moto na estrada ou das festas que rolavam, o enredo, ficou para um segundo plano.

Dennis Hopper, que andava numa moto com side-car (será que a idade pegou de vez??), era um velhinho esperto que toda hora se finjia de morto para levar alguma vantagem. Acho que eu esperava demais da atuação dele, a gente esquece que Easy Rider (1969) foi a 40 anos atrás.



Como sempre os "mocinhos" (se é que haviam) acabaram se dando bem e o filme termina de uma forma bem convencional. Numa boa, se eu fosse o Tarantino, que emprestou seu nome pra divulgar este filme, eu ficaria com vergonha.



Não recomendo, mas se você é daqueles que como eu gosta muito de filmes envolvendo motos, vá em frente. Depois me conta o que achou.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Seguro para motos

No ano passado voltando de Melo no Uruguay pela estada que liga Jaguarão até Pelotas, estávamos eu o Marcelo e o Douglas, quando de repente passa uma Sportster "enrolando o cabo" pela gente.

No mês passado renovei o seguro da minha moto com a piloto daquela Sportster, a Cristina.



"Cristina Moura, de Porto Alegre (RS), é um bom exemplo de Corretora de Seguros. Ela trabalha neste mercado há mais de 20 anos e há mais de 10 como Corretora, com todo o tipo de seguro, mas tem atenção especial para seguro de motos, pois é uma mulher-motociclista, um caso muito raro. Cristina atende seus clientes se deslocando pela cidade com sua Harley-Davidson Sportster. Ela possui muitos Segurados com motos dos mais variados tipos."

Nada melhor do que quem entende de motociclismo na hora de te ajudar na eventualidade de um sinistro (Deus nos guarde!!). Para quem já passou por um acidente de moto, sabe do que estou falando.

A Cris escrveu uma matéria no site sobremotos.com.br que vale conferir:

http://sobremotos.solupress.com/sobremotos/news/article.asp?articleid=1116