sábado, 29 de agosto de 2009

Borússia

O tempo tem abençoado os motociclistas, mais um findi de sol!! Havíamos programado esta banda a umas duas semanas atrás, 10:30 nos encontramos e saímos pela RS-040 até Osório via Capivari.

Cruzar a Viamão é um sacrilégio, transito complicado, muitas sinaleiras, radar pra tudo que é lado, mas cair na 040 fora de temporada de verão é compensador estrada está tranquila, dá pra rodar descansado, muito mais ainda pela RS-101 onde fizemos o trecho de Capivari do Sul a Osório, praticamente vazia, tapete de asfalto e um visual espetacular, seja pela lagoa dos barros que passa à esquerda ou pelos cataventos à direita.



Parar embaixo dos cataventos é interessante (tem um paradouro para isso), o comentário de todos é o mesmo:

- Puxa...olhando da estrada parece que este negócio era menor..

Dali entre os cataventos, dá pra ver as antenas do morro da Borússia, olhando de baixo, parece difícil acreditar que logo estaríamos lá em cima.



Não era a primeria vez que eu tinha ido lá, numa outra vez fomos com outra turma, o Morro da Búrussía, já virou um ponto turístico consagrado, sempre vale a pena contemplar o litoral lá de cima, mesmo com a névoa seca ou bruma(acreditem, pesquisei o nome do fenômeno) que nos impossibilitou de ver o mar.



Voltamos até Santo Antônio dela RS-030, paralela à Freeway e depois de uma passada no Paradouro da Colônia, a turma se dividiu entre a RS-474 rumo a Taquara e Novo Hamburgo e a continuação da RS-030 até POA.

Grande parceria, grande banda!!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Chopper elétrica

Nunca fui muito ligado em motos chopper, pra mim são motos para visual e não pra se andar, acho bacana, mas não as teria.

OCC então, nem se fala, puro show biz, típico programa que se olha umas duas vezes e depois enche o saco. O processo de criação e montagem de uma chopper é legal, mas ficar aturando aquele senhor de bigode e seus filhos encenando quadros pitorescos é o fim da várzea.

Porém, de toda forma, se alguém quer "aparecer" são os caras certos, pois não há no mundo que não os conheça. Foi o que a Siemens fez.



Junto com onda verde que está levando a indústria automotiva a criar mais e mais conceitos de veículos não-poluentes, a Siemens e a OCC resolveram criar uma chopper elétrica, o resultado foi uma moto com as seguintes características:

- Totalmente construída com material reciclado
- Motor de corrente contínua da Advanced DC Motors
- Farol com LED da OSRAM (Siemens)
- 27 CV permitindo alcançar 160km/h
- 100km de autonomia
- Para recarregar as baterias basta ligar a moto numa tomada 110V.

Como qualquer veículo elétrico ela não possui caixa de câmbio, basta ligar e acelerar.

O problema é andar escutando um motor fazendo BZZZZZZZZZ.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Olhando para a frente

Eu penso que daqui a algum tempo os veículos serão na sua maioria elétricos. Talvez por uma exigência ambiental, ou necessidade de cair fora da dependência de petróleo, enfim, na medida que conseguirmos construir baterias capazes de acumular mais energia e motores elétricos mais eficientes isso se tornará uma realidade.

Inclsive para motocicletas. Isso já é realidade para scooters. Já pensou pilotar uma Harley elétrica? Sem som? Completamente sem graça.

Enquanto isso mais novidades avançam nos motores a combustão. Depois que o platinado e condensador virou ignição eletrônica e o carburador virou injeção eletrônica (para a tristeza de muitos) chegou a vez das velas de ignição que serão substituídas por laser.

A Ford está empenhada em um novo projeto que pretende substituir as tradicionais velas de ignição por um sistema de raios laser. A empresa está desenvolvendo a tecnologia junto com engenheiros da Universidade de Liverpool na Inglaterra.

O sistema de ignição por laser não necessitará ser substituído como as tradicionais velas, que se desgastam e precisam ser trocadas periodicamente.

O laser pode também ser direcionado para toda a câmara de combustão, otimizando a queima, reduzindo as emissões de poluentes e economizando combustível.

Esse novo sistema também será mais compacto que o sistema de velas, já que não irá necessitar de cabos ou isolamento, além de utilizar menos energia que as velas.

O sistema irá interligar os feixes de laser no cilindros através de fios de fibra ótica, que também serão responsáveis pela transmissão de dados da combustão em tempo real ao controle eletrônico central.

Este por sua vez, irá controlar todo o processo e enviar a quantidade correta de combustível para o motor. Por ser mais eficiente na queima do combustível, o sistema irá permitir rápidas partidas com motor frio em regiões com baixas temperaturas.

A Ford deve introduzir o sistema em uma nova geração de motores que serão lançados em modelos mais caros da marca, sendo posteriormente transferido para os demais modelos da marca e cedido a outras montadoras.
(Fonte: Quatro Rodas)

(Fonte: greenoptimistic.com)

Este negócio não é um mero projeto de pesquisa, mas sim algo em pleno desenvolvimento com vários protótipos em funcionamento. A Ford já avisou que pretende colocar isso nos seus carros dentro de dois anos. Logo, logo as motos vão dar adeus às velas e seus cabos.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Saúde pública

“Se, apenas limpando as mãos com álcool, se elimina o risco do virus da gripe suína, ingerindo bebida alcoólica, então, ele nem chega perto!"

Gente é uma questão importante, se cada um fizer a sua parte logo estaremos imunes a esta praga de gripe A.

domingo, 16 de agosto de 2009

Churras no Piquete

Depois de dois fins de semana com muita chuva o tempo desta vez resolveu colaborar com muito sol e calor. Clássico para se andar de moto e para um churasco bem campeiro.

Um piquete nada mais é que um pequeno centro tradicionalista gaúcho (CTG), digamos um CTG informal, onde são realizados festas, fandangos e outras coisas relacionadas à cultura gaúcha. Conhecemos o pessoal deste piquete no acampamente farroupilha no parque da harmonia no ano passado. Um lugar simples, que deixou a galera toda bem à vontade.

Aliás bota galera nisso...umas 20 motos!



Até deu trabalho pra andar com esta turma toda pelas ruas de Porto Alegre até chegar à área tural de Porto Alegre na Vila Nova onde fica o piquete Guerreiros do Sul. Nos dividimos em duas turmas uma se perdeu, aquelas coisas que acontecem. Também vamos combinar que não somos assim lá tão organizados.

Eu particularmente não gosto de andar com tantas motos juntas, principalmente para se atravessar uma cidade, são sinaleiras, cruzamentos carros que forçam pra ultrapassar, tanta coisa que não se consegue controlar, neste caso o melhor é dividir a turma e o mais importante é que a maioria saiba como chegar sozinho no destino, pois mesmo assim corremos o risco de alguém se perder.

Mas como sempre tudo deu certo.




Chegamos e já tinha um salchipão (pão com salsichão) esperando, servidos pela Paula, namorada do Douglas.



Pra fechar o dia uma turma rodou até um encontro na cidade de Nova Hartz no vale do sinos, afinal a gente tinha que pegar uma estrada também.



Meia hora de encontro e cada um foi para seu lado.

Afinidade é uma coisa interessante, há pouco tempo muitos de nós não nos conhecíamos e na verdade nos vemos muito pouco, pois nesta turma haviam pessas de muitos lugares diferentes, alguns até de longe como Santa Cruz e Lajeado, porém cada vez que nos encontramos seja para viajar ou para eventos como este, a festa é certa. Além disso o ambiente muito legal que faz com que tenhamos muitos outros planos, encontros, viagens passeios.

domingo, 9 de agosto de 2009

Troca de escape

Como muitos sabem troquei meu escape original por um fabricado aqui no Brasil. Comprei usado e por um custo/benefício muito bom. O som ficou ótimo mas a moto teve grande queda de torque em baixa. O motor ficou mais ''solto'', difícil de explicar mas a palavra é esta. Na estrada a moto fica melhor pois escapes diretos ou com pequenos abafadores geralmente tem esta característica de perda de torque em baixa (arrancada) e um ganho em potência (velocidade final). Mesmo usando a moto 70% do tempo na cidade não desfiz a troca porque considero a situação atual melhor que a original. Estou em busca do que deve ser feito em toda troca de escape: algum artifício para ajustar a IE(Pigster, PC, Super Tuner...) e um filtro de ar Hi-flow(K&n, SE). Como em breve terei que fazer a troca do meu filtro de ar estou olhando com carinho para estas configurações.

Pesquisando na internet cheguei a este post do Forum HD.

''Para as motos custom a troca dos escapes stock é claramente benéfica para o motor, em diversos níveis e principalmente no que se refere a potência. Muitos de vocês não gostarão de alterar motos, mas… aqui fica este apontamento. A tabela representa um teste efetuado em diversas marcas de escapes para a Harley-Davidson por fontes independentes. A moto em que foram testados tem um motor Evolution 1340, com uma taxa de compressão de 9.5:1, com uma árvore de cames Crane Fireball 310 e um carburador Mikuni HSR-42.Após vermos a tabela, pode-se pensar que o melhor escape é aquele que produz mais cavalos. Pode não ser o caso, pois o pico máximo de potência só ocorre num ponto da faixa de rotação, e quando conduzimos a moto, o motor está a operar numa grande faixa de rotações. A linha “Street Power”, apresentado na tabela, é aquele que indica melhor a “potência usável”. ''


Texto e tabela retirado do ForumHD


Apesar desta tabela se aplicar somente no exemplo de moto que foi utilizada é sempre bom ver alguma comparação num mercado tão cheio de opções. É bom lembrar que nesta tabela um item que não foi considerado mas de muita importância é a durabilidade do motor em cada configuração.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Aprendendo a negociar

Pra dar uma descontraída num mundo tão turbulento e cheio de discórdias, vou postar um causo que saiu numa revista americana de finanças.

Uma moça escreveu um email para uma revista financeira pedindo dicas sobre "como arrumar um marido rico". Contudo, mais inacreditável que o "pedido" da moça, foi a disposição de um rapaz que, muito inspirado, respondeu à mensagem, de forma muito bem fundamentada.

Mensagem/email da MOÇA:
Sou uma garota linda (maravilhosamente linda) de 25 anos. Sou bem articulada e tenho classe.
Estou querendo me casar com alguém que ganhe no mínimo meio milhão de dólares por ano.
Tem algum homem que ganhe $ 500 mil ou mais neste site? Ou alguma mulher casada com alguém que ganhe isso e que possa me dar algumas dicas?
Já namorei homens que ganham por volta de 200 a 250 mil, mas não consigo passar disso. E 250 mil por ano não vão me fazer morar em Central Park West.
Conheço uma mulher (da minha aula de ioga) que casou com um banqueiro e vive em Tribeca! E ela não é tão bonita quanto eu, nem é inteligente.
Então, o que ela fez que eu não fiz? Qual a estratégia correta?
Como eu chego ao nível dela?"

Mensagem/resposta do RAPAZ:
Li sua consulta com grande interesse, pensei cuidadosamente no seu caso e fiz uma análise da situação.
Primeiramente, eu ganho mais de 500 mil por ano. Portanto, não estou tomando o seu tempo à toa.
Isto posto, considero os fatos da seguinte forma: Visto da perspectiva de um homem como eu (que tenho os requisitos que você procura), o que você oferece é simplesmente um péssimo negócio.
Eis o porquê: deixando as firulas de lado, o que você sugere é uma negociação simples, proposta clara, sem entrelinhas : Você entra com sua beleza física e eu entro com o dinheiro.
Mas tem um problema.
Com toda certeza, com o tempo a sua beleza vai diminuir e um dia acabar, ao contrário do meu dinheiro que, com o tempo, continuará aumentando.
Assim, em termos econômicos, você é um ativo sofrendo depreciação e eu sou um ativo rendendo dividendos.
E você não somente sofre depreciação, mas sofre uma depreciação progressiva, ou seja, sempre aumenta!
Explicando, você tem 25 anos hoje e deve continuar linda pelos próximos 5 ou 10 anos, mas sempre um pouco menos a cada ano.
E no futuro, quando você se comparar com uma foto de hoje, verá que virou um caco.
Isto é, hoje você está em 'alta', na época ideal de ser vendida, mas não de ser comprada.
Usando o linguajar de Wall Street , quem a tiver hoje deve mantê-la como 'trading position' (posição para comercializar) e não como 'buy and hold' (compre e retenha), que é para o que você se oferece.
Portanto, ainda em termos comerciais, casar (que é um 'buy and hold') com você não é um bom negócio a médio/longo prazo!
Mas alugá-la, sim!
Assim, em termos sociais, um negócio razoável a se cogitar é namorar.
Cogitar...Mas, já cogitando, e para certificar-me do quão 'articulada, com classe e maravilhosamente linda' seja você, eu, na condição de provável futuro locatário dessa 'máquina', quero tão somente o que é de praxe: fazer um 'test drive' antes de fechar o negócio...podemos marcar?"

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Acessórios HD 2010


Já estão disponíveis os acessórios HD 2010. Este ano muita coisa nova apareceu, muitas peças em preto seguindo tendência da fábrica e algumas coisas bem interessantes como bancos em couro natural,bancos de mola, novos filtros de ar e um mostrador digital de nível de combustível para as Sportsters. A grande novidade para as famílias Dyna e Touring é o kit para deixar o motor igual aos modelos CVO. O kit transforma o motor de 96ci para 110ci, cerca de 1800cc.