segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Dicas para viajar em grupo

Achei esta figura que ilustra como devem ser as viagens em grupos de motos. Achei interessante pois, em alguns casos já precisamos nos comunicar e tomar algumas decisões, vejo que este material vem bem a calhar, clique na figura à equerda para vê-la em maior tamanho (caso queira ampliar mais ainda a visualização, salve a imagem no seu computador e abra ela com o visualizador de imagens do windows).

Encontrei também este texto em um outro fórum de viagens em grupo, embora o nosso grupo seja pequeno algumas dessas regras são de grande valia:

- Durante o percurso, cada um após ocupar o seu lugar na caravana, deverá mantê-lo sempre.

- São proibidas as ultrapassagens entre membros da caravana sem motivo de força maior.

- É proibida a circulação de motos emparelhadas.

- Manter sempre as distâncias homogêneas é imprescindivel.

- Sempre que se justificar (para nós não faz muito sentido) haverá um Road Leader (Capitão) que seguirá na cabeça da caravana, e um Back Leader (Cerra-fila) que a encerrará.

- Sempre que a dimensão da caravana o justifique haverá mais dois ou três membros que seguindo imediatamente atrás do Road Leader, tratarão de fechar acessos, rotundas e cruzamentos para que a caravana passe toda de uma só vez.

- Nestas manobras todos deverão ser lestos a ultrapassar o local, para que o trãnsito normal seja afectado o minimo possivel. Deverá nestas situações tornar-se a caravana o mais compacta possivel.

- São proibidos todos os tipos de "acrobacias". Deverá circular-se ordeiramente e de forma calma.

- Não ocupar nunca mais que uma faixa de rodagem, especialmente em Auto Estradas.

- Deverão as motos ser todas abastecidas ao mesmo tempo e sempre que a de menor autonomia o tenha que fazer.

- Cada membro do grupo zelará pelo companheiro que o segue, mantendo-se atento ao espelho retrovisor. Não se esqueçam que o maior stress é o de quem encabeça a caravana. Se isto for cumprido ele só terá que manter a visão sobre o companheiro que segue atrás dele, não tendo que se preocupar com a totalidade do grupo.

- Após as paragens o Road Leader partirá em velocidade reduzida, para que a caravana arranque também de forma compacta.

- Sempre que o Road Leader abrir o sinal para ultrapassagem a outros veículos, o Back Leader (se o puder ver) fará o mesmo e mudará também de faixa de rodagem, para que todo o grupo efectue as ultrapassagens de uma só vez. Esta é uma das principais razões para que não se deixem criar grandes distâncias entre cada um dos membros.

- Quando algum membro do grupo necessitar de parar por motivo de força maior, deverá abrir o pisca para que o companheiro da frente o veja e faça o mesmo, e assim sucessivamente até o Road Leader encostar e parar e todos pararem atrás dele.

2 comentários:

Abstrato disse...

É fato que qualquer atividade realizada por mais de uma pessoa, ainda mais em cima de uma motocicleta exige que haja uma rápida e eficaz comunicação entre os membros.
Achei muito conveniente que regras básicas como estas sejam implementadas no motogrupo enquanto pequeno e coeso como é o Red Rider's e podemos ter a certeza de que estas regras tornarão os passeios mais agradáveis e tranqüilos.
Parabéns pela iniciativa camarada, mais uma bola dentro!


Contem comigo!

Abráááááássss

Anônimo disse...

è isso aí mano!!
E ainda bem também que temos alguem pra falá bonito enquanto o grupo é pequeno também, já tamo preparado pra quando tiver uns 1000 cabeça! é só largá o mano na bancadinha que ele desdobra no portugues!!
kuakuukkaukau..

mas certo, é bom que tenham colocado as regrinhas, eu já tinha dado uma olhada nela em outro site também, alguma coisa agente aproveita agora, o resto fica pra depois.

Abrááśsss!!!