domingo, 21 de junho de 2009

Para começar o Inverno

Já queríamos ter feito esta banda no ano passado, mas na época não deu certo, desta vez resolvemos comemorar a chegada do inverno dispostos a passar bastante frio, fizemos a Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina.

Eu o Marco Antônio e o Marcelo, nos encontramos desta vez em São Leopoldo, no posto Shell antes da Polícia Rodoviária em Scharlau, saímos dali às 12:30, subindo no sentido Caxias do Sul, passando por Vacaria e chegando a Lages em SC, onde passamos a noite. O frio? Sei lá, de noite até que refrescou um pouco.



Ida tranquila, o trecho mais temido era entre Vacaria e Lages, onde se esparava um asfalto ruim, porém pra nossa surpresa estava tudo novinho (finalmente), chegamos 17:00 em Lages, pensamos até em subir para São Joaquim e passar a noite lá, mas como certamente iríamos pegar a noite na subida da serra, decidimos ficar em Lages mesmo.

Deixamos as coisas no Hotel e saímos para dar uma volta pela cidade, jantar e voltar novamente para o hotel, a pegada seria cedo no dia seguinte.



6:30 acordei a tropa, arrumamos as coisas, tomamos café (e que café né Marco Antônio) e 8:30 estávamos na estrada. A SC-438 que vai de Lages a São Joaquim é boa, uma subida de serra com curvas não muito fechadas e um visual muito legal. A 1200m de altitude já era possível andar "por cima" das nuvens.




De São Joaquim rumamos para Bom Jardim da Serra, uma cidade pequena onde fica o topo da Serra do Rio do Rastro, na outra vez que estive aqui chovia muito, desta vez, o tempo colaborou conosco, sem nuvens, céu claro, um presente de início de inverno.

A subida estava fria, mas em Bom Jardim eu tive que trocar a roupa, tirando a de cordura para uma calça jenas e jaqueta de couro, liberdade total!!! A noite por lá havia sido fria, mas durante o dia, com o sol, estava quente.







Tudo isso a 1370m de altitude.



Descemos a serra, subimos, e descemos novamente, eu não tinha subido da outra vez, até porque chovia e não estava a fim de arriscar mais, mas subir é uma experiência muito mais legal do que descer, na descida a gente fica sempre segurando a moto seja no freio ou no motor, já na subida dá pra acelerar e fazer as curvas radicais, para quem for, fica uma dica, faça os dois trajetos.

O Marco Antônio até achou uma "terrinha" para andar...



Ao todo até Porto Alegre foram 910km, voltamos por um trecho da BR-101 entre Morro da Fumaça e Torres, até que já tem vários trechos duplicados, aos poucos esta BRIOI tá tomando cara de estrada.

Depois da Saideira no Maquiné em Osório, tocamos para Porto Alegre.



Sem mais delongas, as fotos falam por si mesmas do que foi a viagem. Encontramos uma turma de motociclistas em Lages que nos recomendaram o Moto Neve nos dias 10, 11 e 12 de Julho, dizem que lota a cidade e faz muito frio, espero que sim, pois desta vez o frio só fez cócegas (ainda bem...hehe)

Nenhum comentário: