quarta-feira, 29 de julho de 2009

Concorrência

Andei recapitulando alguns conceitos de administração e caí na análise das forças competitivas de Michael Porter. As 5 forças de Porter formam um conceito clássico na administraçao de negócios, assunto garantido em qualquer curso de graduação ou MBA da atualidade.



Não vou ficar dissertando sobre o assunto aqui, quem se interessar recomendo ler o artigo abaixo que resume bem o conceito de Porter
As 5 forças competitivas de Porter

Num devaneio acabei associando o assunto ao mercado Harley-Davidson no Brasil.

No meio de tantas reclamações referentes ao Grupo Izzo (carinhosamente chamada por Rizzo por alaguns) que temos escutado, seja por falta de peças de reposição, muito tempo para se resolver problemas da garantia, demora para emplacamento de motos novas e outras coisas mais, por mais que se grite e esperneie, uma coisa é fato no meu ponto de vista:

ENQUANTO SÓ TIVER UM DEALER HD AQUI NO BRASIL, VAMOS CONTINUAR RECLAMANDO.

Há um inquérito rodando aqui no RS em relação ao Grupo Izzo conforme está no blog Harlystas - RS, onde é possível participar com o seu relato a fim de contribuir neste processo.

Ao invés de só ficar reclamando, ao menos, uma inciativa louvável de, ao menos, garantirmos nossos direitos como consumidores.

Só quero deixar uma dica para contribuir com este inquérito, envie seu relato se ele realmente tiver consistência a fatos comprováveis, digo isso, porque no meio do calor do assunto, tenho escutado e lido muita conversa sem qualquer fundamento, que pode tanto fazer barulho quanto colocar em descrédito esta ação.

Para piorar o quadro mesmo com todos os problemas de pós-venda que conhecemos as vendas de HD tem aumentado, ou seja, racionalmente, para a Harley-Davidson "tá loco de bão". Pós-venda? Este é um problema do Dealer e o usuário final.

Voltando ao Porter e olhando para a Izzo:

Rivalidade entre concorrentes: baixa.
- Somente a Izzo vende HD nova no Brasil
- Concorrentes somente para motos usadas
- Poucas opções de Assistências Técnicas independentes.
- Há a possibiliade de se comprar peças e acessórios direto dos EUA pela inernet, ou de algumas poucas iniciativas independentes.

Ameaça de entrada de novos concorrentes: baixa
- Só a HD quiser quebrar o monopólio HD da Izzo
- Outras marcas com Yamaha, Honda e Suzuki até tentam competir com novos lançamentos mas não podemos esquecer que 90% dos que procuram uma HD querem uma HD e não outra marca.
- Para Assistência Técnica e peças, vem crescendo o número de inciativas que conseguem competir em prazo de entrega.

Ameaça de um Produto Substituto: não há
- Sempre vamos querer motocicletas para rodar!!!!!

Poder de barganha dos fornecedores (da IZZO): Neutro
- A Izzo tem um único fornecedor de motos, peças e acessórios que é a própria Harley-Davidson, é como se os dois fossem uma coisa só, combinam o que querem e era isso.

Poder dos Compradores (Nós clientes): Baixa
- Moto nova? Só na Izzo. A única forma de barganha é comparar uma nova com uma usada em bom estado.
- Assitênca Técnica? Se está dentro da garantia vai ser na Izzo, a não ser que você abra mão deste direito.
- Peças e acessórios e assitência fora da Izzo existem opções, algumas boas mas poucas.

Resumindo: Está descontente com a Izzo? Compre moto usada.

...ou continue reclamando.

A não ser que um dia a Harley-Davidson mude seus planos para o Brasil.

2 comentários:

HARLYSTAS - RIO GRANDE DO SUL disse...

Muito obrigado por divulgarem a matéria sobre o processo. A única forma de melhor a coisa é não ficar calado. Uma dica, o ACP já esta com um BOX para manutnção de nossas HDS. O mecânico é um ex-grupo IZZO, porém com a supervisão do Adriano. Grande abraço e na quinta tem WEISS para contar as novidades. REI

Luciane Michel disse...

Dentro de um mercado monopolizado,com certeza se faz necessário recorrer a alternativas criativas, viáveis e igualmente compensadoras!
Abraço,Lu