sexta-feira, 17 de julho de 2009

Estratégia da Harley-Davidson para a crise

Saiu uma reportagem no G1, sobre demissões na Harley-Davidson.

Harley-Davidson vai demitir 1.000 funcionários

Como trabalho fornecendo produtos para empresas de diversos segmentos, inclusive automotivo, tenho ouvido muita história a respeito de redução de despesas, principalmente com pessoal. Assim como esta reportagem superficial do G1.

A HD é cliente corporativo da empresa que trabalho, a pouco fornecemos softwares para integrar a fábrica de Manaus com as outras unidades nos EUA. Aliás a fábrica de Manaus é a única fora dos EUA. Pelo menos ela comprou software aqui no Brasil e não mandou as licenças de fora pra cá.

Cortar despesas tem sido uma ordem geral. Isso para nós mesmos. E falando em "brinquedos" como harleys, com certeza são os primeiros cortes a serem feitos, seja trocar de moto ou comprar acessorios. Quem já tem a moto, fica com ela; quem está querendo comprar a primeira...espera.

Talvez possamos pensar: "Baixem os preços que vocês vão vender mais!!"

Enquanto isso as motos vão ficando nas lojas, ninguém compra motos como esta "horrorosa" Street Glide que colocaram na reportagem do G1.



Resolvi pesquisar um pouco mais sobre o assunto que envolve antecipar aposentadorias, programas de demissão volutária, acordos com sindicato (é, lá também tem) Achei o artigo abaixo:

Harley-Davidson to cut 1,000 more jobs; 480 in Milwaukee area

Os caras reconhecem que têm falhas, que estão vendendo menos, mas decidem produzir menos para manter a força da marca. Veja o último parágrafo da reportagem:

As reduções nos planos de entrega de Harleys para 2009 refletem o "foco intenso" em manter a força da marca.

"Quando se fala em proteger e reforçar a marca, alinhar fornecimento com demanda é a coisa mais importante que podemos fazer. Estamos planejando entregar menos Harleys em todo o mundo neste ano ao invés de antecipar vendas nas concessionárias."

2 comentários:

Anônimo disse...

Opa.. i aí! Sou de porto alegre e comprei a minha primeira custom, me identifiquei bastante com o velho Jack e Blues. Eu estava pensando em achar uma galera com mais experiência... minha primeira custom é uma intruder 250 e procuro brohers p pegar a estrada(pelo menos nas viagens mais curtas pois estou pegando o jeito e aprendendo as manhas). Meu mail é tiagoscampagna@hotmail.com... eu tentei contatar mas não achei o mail de vcs. Valeu! (PS: STONES NA VEIA HEHEHE)

HARLYSTAS - RIO GRANDE DO SUL disse...

Meninos,

Segue uma matéria que acredito ser do interesse de todos. Grande abraço e até Balneário Camboriu.

REIU

http://hogpoa.blogspot.com/2009/07/grupo-izzo-na-mira-do-ministerio.html