Eu vejo que o mercado de motocicletas de um porte maior está ficando mais maduro. Temos vivenciado para de uns 2 anos pra cá o seguinte cenário:
- Maior variedade de modelos
- Preços caindo
- Condições de pagamento interessantes
Recentemente a Harley anunciou a fabicação da HD número 10.000 na montadora que ela instalou em Manaus. A moto fabricada (melhor dizendo montada) foi uma Softail Deluxe. Foram 10.000, de vários modelos, fabricadas no Brasil, exclusivamente para nosso mercado.
No meu ponto de vista, com raríssimas exceções, quem curte moto custom sempre deseja ter uma HD. E os fatores citados acima, tem contribuído para isso, esta é a razão da matriz da HD estar de olho no mercado Brasileiro e por isso os rumores de eles virem efetvamente para cá em 2010 e assumirem definitivamente a comercialização das motos, ao invés de um único distribuidor (Grupo Izzo).
Vamos dar uma olhada no quadro abaixo segundo a ABRACICLO http://www.abraciclo.com.br/
Estes números se referem à venda de motocicletas no ano de 2008.
Separei as motos que competem num mesmo seguimento, faltou aqui a Boulevard 800 da Suzuki que não consta no site da Abraciclo.
No mês de maio deste ano, foram vendidas 334 Sportsters 883, contra 240 unidades da Honda Shadow 750. No ano as vendas de 883 são praticamente iguais às da Dragstar (XVS 650) da Yamaha.
Faz tempo tenho notado que está faltando um concorrente, só a cidade de São Paulo já tem 4 dealers HD, espere... 4 dealers não, um único dealer com 4 filiais. O mesmo dealer que tem filiais aqui em Porto Alegre, em Curitiba, no Rio e em Belo Horizonte.
Será que não seria melhor ter concorrência para a venda de Harleys? Assim como é para outras marcas. Concorrência que vale não só para venda, mas para assistência técnica, peças, acessórios, atendimento, etc, etc, etc. Na minha percepção falta isso.
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário