terça-feira, 18 de agosto de 2009

Olhando para a frente

Eu penso que daqui a algum tempo os veículos serão na sua maioria elétricos. Talvez por uma exigência ambiental, ou necessidade de cair fora da dependência de petróleo, enfim, na medida que conseguirmos construir baterias capazes de acumular mais energia e motores elétricos mais eficientes isso se tornará uma realidade.

Inclsive para motocicletas. Isso já é realidade para scooters. Já pensou pilotar uma Harley elétrica? Sem som? Completamente sem graça.

Enquanto isso mais novidades avançam nos motores a combustão. Depois que o platinado e condensador virou ignição eletrônica e o carburador virou injeção eletrônica (para a tristeza de muitos) chegou a vez das velas de ignição que serão substituídas por laser.

A Ford está empenhada em um novo projeto que pretende substituir as tradicionais velas de ignição por um sistema de raios laser. A empresa está desenvolvendo a tecnologia junto com engenheiros da Universidade de Liverpool na Inglaterra.

O sistema de ignição por laser não necessitará ser substituído como as tradicionais velas, que se desgastam e precisam ser trocadas periodicamente.

O laser pode também ser direcionado para toda a câmara de combustão, otimizando a queima, reduzindo as emissões de poluentes e economizando combustível.

Esse novo sistema também será mais compacto que o sistema de velas, já que não irá necessitar de cabos ou isolamento, além de utilizar menos energia que as velas.

O sistema irá interligar os feixes de laser no cilindros através de fios de fibra ótica, que também serão responsáveis pela transmissão de dados da combustão em tempo real ao controle eletrônico central.

Este por sua vez, irá controlar todo o processo e enviar a quantidade correta de combustível para o motor. Por ser mais eficiente na queima do combustível, o sistema irá permitir rápidas partidas com motor frio em regiões com baixas temperaturas.

A Ford deve introduzir o sistema em uma nova geração de motores que serão lançados em modelos mais caros da marca, sendo posteriormente transferido para os demais modelos da marca e cedido a outras montadoras.
(Fonte: Quatro Rodas)

(Fonte: greenoptimistic.com)

Este negócio não é um mero projeto de pesquisa, mas sim algo em pleno desenvolvimento com vários protótipos em funcionamento. A Ford já avisou que pretende colocar isso nos seus carros dentro de dois anos. Logo, logo as motos vão dar adeus às velas e seus cabos.

Nenhum comentário: