domingo, 9 de agosto de 2009

Troca de escape

Como muitos sabem troquei meu escape original por um fabricado aqui no Brasil. Comprei usado e por um custo/benefício muito bom. O som ficou ótimo mas a moto teve grande queda de torque em baixa. O motor ficou mais ''solto'', difícil de explicar mas a palavra é esta. Na estrada a moto fica melhor pois escapes diretos ou com pequenos abafadores geralmente tem esta característica de perda de torque em baixa (arrancada) e um ganho em potência (velocidade final). Mesmo usando a moto 70% do tempo na cidade não desfiz a troca porque considero a situação atual melhor que a original. Estou em busca do que deve ser feito em toda troca de escape: algum artifício para ajustar a IE(Pigster, PC, Super Tuner...) e um filtro de ar Hi-flow(K&n, SE). Como em breve terei que fazer a troca do meu filtro de ar estou olhando com carinho para estas configurações.

Pesquisando na internet cheguei a este post do Forum HD.

''Para as motos custom a troca dos escapes stock é claramente benéfica para o motor, em diversos níveis e principalmente no que se refere a potência. Muitos de vocês não gostarão de alterar motos, mas… aqui fica este apontamento. A tabela representa um teste efetuado em diversas marcas de escapes para a Harley-Davidson por fontes independentes. A moto em que foram testados tem um motor Evolution 1340, com uma taxa de compressão de 9.5:1, com uma árvore de cames Crane Fireball 310 e um carburador Mikuni HSR-42.Após vermos a tabela, pode-se pensar que o melhor escape é aquele que produz mais cavalos. Pode não ser o caso, pois o pico máximo de potência só ocorre num ponto da faixa de rotação, e quando conduzimos a moto, o motor está a operar numa grande faixa de rotações. A linha “Street Power”, apresentado na tabela, é aquele que indica melhor a “potência usável”. ''


Texto e tabela retirado do ForumHD


Apesar desta tabela se aplicar somente no exemplo de moto que foi utilizada é sempre bom ver alguma comparação num mercado tão cheio de opções. É bom lembrar que nesta tabela um item que não foi considerado mas de muita importância é a durabilidade do motor em cada configuração.

Nenhum comentário: