Encontrei também este texto em um outro fórum de viagens em grupo, embora o nosso grupo seja pequeno algumas dessas regras são de grande valia:
- Durante o percurso, cada um após ocupar o seu lugar na caravana, deverá mantê-lo sempre.
- São proibidas as ultrapassagens entre membros da caravana sem motivo de força maior.
- É proibida a circulação de motos emparelhadas.
- Manter sempre as distâncias homogêneas é imprescindivel.
- Sempre que se justificar (para nós não faz muito sentido) haverá um Road Leader (Capitão) que seguirá na cabeça da caravana, e um Back Leader (Cerra-fila) que a encerrará.
- Sempre que a dimensão da caravana o justifique haverá mais dois ou três membros que seguindo imediatamente atrás do Road Leader, tratarão de fechar acessos, rotundas e cruzamentos para que a caravana passe toda de uma só vez.
- Nestas manobras todos deverão ser lestos a ultrapassar o local, para que o trãnsito normal seja afectado o minimo possivel. Deverá nestas situações tornar-se a caravana o mais compacta possivel.
- São proibidos todos os tipos de "acrobacias". Deverá circular-se ordeiramente e de forma calma.
- Não ocupar nunca mais que uma faixa de rodagem, especialmente em Auto Estradas.
- Deverão as motos ser todas abastecidas ao mesmo tempo e sempre que a de menor autonomia o tenha que fazer.
- Cada membro do grupo zelará pelo companheiro que o segue, mantendo-se atento ao espelho retrovisor. Não se esqueçam que o maior stress é o de quem encabeça a caravana. Se isto for cumprido ele só terá que manter a visão sobre o companheiro que segue atrás dele, não tendo que se preocupar com a totalidade do grupo.
- Após as paragens o Road Leader partirá em velocidade reduzida, para que a caravana arranque também de forma compacta.
- Sempre que o Road Leader abrir o sinal para ultrapassagem a outros veículos, o Back Leader (se o puder ver) fará o mesmo e mudará também de faixa de rodagem, para que todo o grupo efectue as ultrapassagens de uma só vez. Esta é uma das principais razões para que não se deixem criar grandes distâncias entre cada um dos membros.
- Quando algum membro do grupo necessitar de parar por motivo de força maior, deverá abrir o pisca para que o companheiro da frente o veja e faça o mesmo, e assim sucessivamente até o Road Leader encostar e parar e todos pararem atrás dele.
2 comentários:
É fato que qualquer atividade realizada por mais de uma pessoa, ainda mais em cima de uma motocicleta exige que haja uma rápida e eficaz comunicação entre os membros.
Achei muito conveniente que regras básicas como estas sejam implementadas no motogrupo enquanto pequeno e coeso como é o Red Rider's e podemos ter a certeza de que estas regras tornarão os passeios mais agradáveis e tranqüilos.
Parabéns pela iniciativa camarada, mais uma bola dentro!
Contem comigo!
Abráááááássss
è isso aí mano!!
E ainda bem também que temos alguem pra falá bonito enquanto o grupo é pequeno também, já tamo preparado pra quando tiver uns 1000 cabeça! é só largá o mano na bancadinha que ele desdobra no portugues!!
kuakuukkaukau..
mas certo, é bom que tenham colocado as regrinhas, eu já tinha dado uma olhada nela em outro site também, alguma coisa agente aproveita agora, o resto fica pra depois.
Abrááśsss!!!
Postar um comentário