quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Piquete Farroupilha



Eu estava uma vez com um grupo de numa formatura na PUCRS em Porto Alegre. Neste grupo havia um casal onde ele era do interior de São Paulo e ela de Curitiba. Quando a pessoa que conduzia a solenidade solicitou que todos se levantassem para a execução do hino rio-grandense, este casal de amigos não entendeu mais nada, principalmente quando começou a tocar o hino e quase a totalidade do público presente começou a cantar junto.

"Mas não basta pra ser livre,
Ser forte, aguerrido e bravo,
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo"


Ele se virou pra ela e comentou:

- Legal....deve ter um hino do estado de São Paulo.

- É... do Paraná eu sei que tem...mas não lembro de ter escutado – Respondeu ela admirada.

Decidimos aproveitar o embalo da semana farroupilha e comemorar também este evento que atualmente não possui mais a conotação política que foi a Guerra dos Farrapos no século 19, mas sim um evento cultural, que segundo a célebre frase da Harley-Davidson, “Não adianta eu tentar te explicar, você não vai entender.”

O Marcelo descolou um espaço num piquete do Acampamento farroupilha de Porto Alegre e fizemos um churrasco básico na noite de terça. Não deu pra ir de moto, mas marcamos nossa presença.



Todos os anos Desde 1987, na semana do dia 20 de setembro, acontece em Porto Alegre o Acampamento Farroupilha. A prefeitura disponibilza uma área com estrutura para que empresas, CTGs e outras entidades, possam construir seus piquetes - Instalações rústicas onde é possível, assar um churrasco, realizar mostras de música, danças e tudo mais relacionado à cultura gaúcha.

A foto abaixo dá uma idéia do tamanho do acampamento. Observem que nesta foto já está presente a fumaça de churrasco que toma conta de todo o ambiente do parque.



No parque há restaurantes, feiras, bares, e o mais interessante um açougue, sim, é possível chegar lá de mãos vazias, conseguir uma churrasqueira, lenha, comprar a carne e fazer um típico churrasco gaúcho.



Caso não queira assar o seu churrasco, basta ir a um dos restaurantes e escolher qual costela vai querer comer.



Para quem é de fora do estado e está passando por Porto Alegre, recomendo visitar o acampamento num dia de semana à noite pois não em tanta gente circulando.

Quem se interessar em saber um pouco mais da história dos Farrapos segue um link bem explicativo: http://www.pampasonline.com.br/tradicao/tradicao_revolucaofarroupilha.htm

Nenhum comentário: